Data
Termos
Regularização Fundiária

O governador Jerônimo Rodrigues esteve na última sexta-feira (28), em Baianópolis e Tabocas do Brejo Velho, situados no Território Bacia do Rio Grande, e entregou, respectivamente, 59 e 10, títulos de terra para agricultores familiares dos municípios.

A iniciativa foi executada no âmbito do Projeto do Minha Terra Legal: Acesso à Terra e Garantia de Direitos no Campo, executado pela Superintendência de Desenvolvimento Agrário (SDA), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com  Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia (CONSID) e a Associação  de Registradores de Imóveis da Bahia (Ariba) , que viabiliza a entrega do título já registrado em cartório.

O superintendente de Desenvolvimento Agrário, Gustavo Machado, explica que “ esta é mais uma entrega que fortalece a agricultura familiar do Oeste da Bahia por meio da política pública de regularização fundiária. Seguimos comprometidos para garantir a segurança jurídica e a possibilidade de sucessão rural em benefício de agricultores e agricultoras familiares dos 27 Territórios de Identidade da Bahia”.

Erica Seixas, secretária executiva do Consid, comemora o resultado da parceria firmada entre Estado e município. “ A entrega de hoje é de muito significado, dois municípios atendidos, Tabocas do Brejo Velho e Baianópolis,  por meio da nossa parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Agrário. Esse é um novo momento que traz qualidade, celeridade, segurança jurídica para nossos agricultores familiares. Vamos avançar ainda mais”.

O agricultor familiar Tiago da Silva Passos,  do município de Tabocas do Brejo Velho, conta que pretende buscar apoio em instituições financeiras para acessar crédito e incrementar sua produção e a infraestrutura da propriedade. “Com esse título em mãos eu penso em progredir, temos que pensar em investimentos. Para mim ele é fundamental”!

Texto: Mariana Miranda /SDASDR

Foto: Leonardo Araújo/Consid