Data
Termos
acesso à terra

O governo do Estado segue ampliando as ações de Regularização Fundiária no Território Bacia do Rio Grande. Nesta terça-feira (21), foram entregues, pelo governador Jerônimo Rodrigues, 74 títulos de terra em benefício de agricultores e agricultoras familiares do município de Santa Rita de Cássia. O superintendente de Desenvolvimento Agrário, Gustavo Machado, participou da entrega representando o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso.

Com o título de terra, os agricultores passam a ter garantia de segurança jurídica e possibilidade de sucessão rural, além do acesso a crédito em instituições financeiras para incremento das infraestrutura e de suas produções. 

A iniciativa foi executada pela Superintendência de Desenvolvimento Agrário (SDA), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no âmbito do Projeto Minha Terra Legal: Acesso à Terra e Garantia de Direitos no Campo, realizado em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Oeste da Bahia (Consid) e com a Associação de Registradores de Imóveis (Ariba), que viabiliza a entrega dos títulos registrados em cartório.
 
Gustavo Machado, superintendente da SDA/SDR, explica que “o êxito da ação é o resultado da parceria entre Estado e Consórcio em prol da política pública de regularização fundiária, estratégica para o fortalecimento da agricultura familiar por garantir o acesso a terra e a diferentes políticas públicas que resgatam a autoestima e dignidade do homem e da mulher do campo. Esta é mais uma importante agenda que amplia as ações de regularização fundiária no território baiano”. 

Gesivan Monteiro Dias, agricultor familiar da comunidade Campos de Cima, conta os planos que tem para esse novo momento da vida dele. “Agora é só felicidade! Fazer um empréstimo, ampliar o meu gado, a cerca. Melhorar minha produção que movimentará a agricultura familiar aqui no município”. 

Texto: Mariana Miranda SDA/SDR

Fotos: Thuane Maria/GOVBA e CONSID